Em reunião na manhã de ontem, integrantes da Câmara Técnica de Cultura do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) aprovaram a proposta para um encontro com representantes dos Conselhos de Cultura de todas as cidades da região. O objetivo é integrar iniciativas, definir ações comuns e preparar o colegiado para o período de transição de governo.
"É importante saber como os conselhos estão atuando nas suas cidades para a troca de conhecimentos e para que todos definam suas prioridades", ressalta Mateus Sartori, secretário municipal de Cultura de Mogi das Cruzes e coordenador da Câmara Técnica de Cultura.
O encontro com os Conselhos, que deverá ocorrer nos próximos meses, também servirá como preparação para a Conferência Intermunicipal de Cultura que o Alto Tietê irá promover no próximo ano. Além de delegados na fase estadual, a meta da Câmara Técnica é de que a Região tenha delegados participando também da Conferência Nacional de Cultura.
"Será muito positivo que o Alto Tietê tenha pelo menos um representante na etapa nacional", enfatiza Sartori.
Os representantes das secretarias municipais iniciaram, ainda, as tratativas para a realização de um seminário regional de Cultura, que terá o objetivo de discutir o papel da cultura nas cidades e buscar fortalecer as ações em âmbito regional.
Durante o encontro, foi comentado o modelo de gestão do Culturando, um consórcio que atende cidades do interior do Estado e que tem se destacado pela conquista de recursos financeiros para vários projetos.
"Nós aqui temos uma Câmara Técnica dentro de um consórcio já estruturado. Então, vamos buscar informações sobre como o Culturando está se articulando para trazer essas experiências para cá e potencializar, por exemplo, o Circuito das Artes do Alto Tietê", adianta o coordenador.