As más condições do Centro Esportivo e Recreativo Benedita Eugênia de Siqueira, na Vila Jundiaí, tem preocupado moradores que vivem no entorno do local. Isso porque, após a ocorrência de atos de vandalismo, o cenário é de completo abandono e a sensação de insegurança é maior a cada dia.
Em fevereiro deste ano, a reportagem do Mogi News já havia relatado o problema. De lá pra cá pouca coisa mudou, a não ser o aumento da deterioração do espaço. Por todos os lados há marcas de pichação, vestígios de destruição e muita sujeira. Em todos os prédios existentes no local não restaram nenhuma vidraça intacta.
De acordo com uma moradora que, com medo de represálias preferiu não se identificar, a situação ficou pior depois que os guardas municipais que eram fixos, deixaram o local. "Quando tinha a guarda a gente ficava mais tranquilo, porque evitava que as pessoas entrassem aqui à noite. Agora, isso virou uma bagunça. É só ver como está abandonado", reclamou.
Segundo outra dona de casa, que também preferiu não ter o nome revelado, a principal revolta dos moradores é pelo espaço ter se tornado "abrigo" para a criminalidade. "O que era pra ser motivo de comemoração tem trazido só medo. A prefeitura abandonou o centro esportivo e hoje ele é ponto de uso de drogas. A gente até evita passar por aqui à noite temendo ser assaltado".
Outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) informou que concluiu a licitação para reforma do Centro Esportivo da Vila Jundiaí. Além disso, lembrou que o espaço passou por uma obra completa há cerca de dois anos, mas de lá para cá, foram registrados casos de furtos e vandalismo que comprometeram a estrutura do equipamento de lazer. "Como parte desta nova reforma, estão sendo desenvolvidas atividades esportivas e sociais com o objetivo de integrar cada vez mais a comunidade e fazer com que os moradores próximos ao local colaborem com a manutenção e o cuidado", explicou.
Já em relação à Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Segurança esclareceu que realiza rondas periódicas pela região e intensificará o patrulhamento nas imediações do centro esportivo.