Moradores do Parque São Martinho reclamam da alteração nos horários e itinerários do transporte municipal no bairro. Para eles, o principal problema é a falta de informações acerca das mudanças que passaram a vigorar na última segunda-feira.
Até então, a linha 205, que segue do Parque São Martinho com destino ao Terminal Central, contava com dois ônibus, que circulavam com um intervalo de 50 minutos. Com a mudança, um dos carros passou a ser circular, trafegando entre os bairros Parque das Varinhas, Chácara dos Baianos e Conjunto Santo Ângelo, percurso que antes era feito pela linha 206, que foi extinta. Desta forma, apenas um coletivo sai direto do bairro com destino ao centro a cada 1h40.
A alteração não agradou a vendedora Sulamita Miranda, de 20 anos, que diariamente utiliza o transporte para ir ao trabalho. "O ônibus que eu pegava para trabalhar não existe mais. Agora ele só vai até o Santo Ângelo. Pra gente, não adianta nada. Antes já demorava quase uma hora e, agora, temos que esperar em dobro", reclamou.
Opinião parecida é compartilhada pelo vendedor Bruno Lopes de Jesus, 26, que se queixou, principalmente, da falta de esclarecimentos. "Ficou pior do que já era. Esse circular foi colocado e não nos deram nenhuma informação. Quem trabalha em César de Souza, por exemplo, vai ter que pegar três ônibus. Como fica a passagem? Vai integrar?", questionou.
Para a dona de casa Maria de Fátima da Silva, 54, a principal preocupação é em relação à segurança. "O ponto final do Conjunto Santo Ângelo é bastante perigoso. Na parte da noite só ficam os usuários de droga lá. Eu acho muito arriscado, principalmente para uma mulher, ter que ficar lá esperando o ônibus circular, sendo que podia ter ido direto para casa", comentou.
Outro lado
A Secretaria Municipal de Transportes informou que as alterações na linha foram feitas devido a solicitações dos usuários para ampliação dos horários. "Essas mudanças aumentaram a operação, tanto no Parque São Martinho, quanto no Parque das Varinhas, e foram precedidas de pesquisas dentro dos coletivos e encontros com representantes da associação dos bairros. Após a formalização da proposta, foram distribuídos panfletos com os horários e trajetos por mais de 10 dias", disse.
Já em relação à integração, a pasta esclareceu que ela ocorre de forma dupla. O usuário que embarcar na linha L005 (Parque São Martinho Circular) poderá embarcar em qualquer linha do Conjunto Santo Ângelo (C202, E203 ou E305) e depois integrar novamente em outra linha, já na área central.
Para esta ação, o passageiro precisa do cartão do Sistema Integrado Mogiano (SIM), que pode ser obtido em uma das unidades do Mogi Passe. Sobre o atendimento no Parque das Varinhas, a pasta reforçou que ele "acontecia praticamente de 2 em 2 horas e operava até as 19h. Hoje, com a linha circular, o intervalo ficou de 25 minutos e o atendimento até às 23h30", concluiu.