A segunda dose da vacina contra a gripe para crianças continua disponível em todas as unidades de saúde. Membros dos demais grupos prioritários - idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e doentes crônicos - que eventualmente não tenham sido imunizados -, precisam aguardar a reposição de doses por parte do Governo Estadual, o que deverá acontecer na próxima semana.
Neste ano, Mogi das Cruzes recebeu, até o momento, 105 mil doses da vacina, ou seja, 25 mil doses a menos em relação ao ano passado, quando foram enviadas 130 mil. Até o momento, já foram aplicadas 99.079 doses.
A aplicação da segunda dose da vacina contra a gripe para crianças começou no dia 11 de maio. Para garantir a proteção contra a doença nos pequenos, pais e responsáveis devem ficar atentos para realizar a aplicação da segunda parte da vacina 30 dias após a primeira imunização. Em caso de dúvida, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência levando a caderneta de vacinação da criança.
Balanço
Até quarta-feira passada, o município de Mogi das Cruzes já aplicou 99.079 doses de vacina contra a gripe. Foram vacinadas 21.130 crianças (81,37%), 3.169 gestantes (68,08%), 548 puérperas (71,63%), 10.411 trabalhadores da saúde (116,70%), 40.557 idosos (100,74%), 20.945 doentes crônicos e 24 indígenas. A vacina que está sendo aplicada dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe protege contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane).