A tradicional Carreata do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, será realizada nesta quinta-feira, das 8h30 às 17 horas, e vai percorrer César de Souza e o Mogilar (incluindo a Vila Industrial), arrecadando roupas e cobertores. O evento conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes, além de diretores voluntários do Fundo Social e escoteiros que percorrem as casas recolhendo as peças. A Campanha do Agasalho deste ano foi lançada no dia 29 de março e está em pleno andamento, com encerramento no dia 27 de julho.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, está acompanhando os preparativos da carreata: "É um trabalho muito organizado, pois envolve voluntários e uma estrutura que precisa ser bem conduzida. No dia da carreata, todos se desdobram e o resultado é muito positivo. As pessoas colaboram e entregam as roupas sempre com um sorriso no rosto, mostrando toda a sua solidariedade", observa.
Os moradores já estão sendo avisados, para terem tempo de preparar as roupas que serão doadas.
A carreata do dia 2 de junho será dividida em duas etapas. Das 8h30 às 12h, o Fundo Social percorrerá as ruas de César de Souza e, das 14h às 17h, será a vez do Mogilar e da Vila Industrial. Para a campanha deste ano, o pedido do Fundo Social é para que os mogianos priorizem, sempre que possível, a doação de cobertores. "Em 2015, pedimos que as pessoas doassem roupas para bebês e tivemos uma resposta muito positiva, tanto que conseguimos atender toda a demanda que existia. Para este ano, nossa solicitação será para que os mogianos procurem doar cobertores, pois são peças que ajudam as famílias. Tenho certeza absoluta de que a solidariedade da população vai se manifestar mais uma vez, como acontece todos os anos, e teremos um ótimo resultado", disse Mara.
Nos últimos sete anos, a campanha foi responsável pela arrecadação e distribuição de 1.763.125 peças de roupas e cobertores a idosos, adultos e crianças de todos os bairros. A campanha conta com pontos de arrecadação espalhados por toda a cidade, como escolas, supermercados, comércios, igrejas e prédios da Prefeitura, além da Câmara Municipal. Paralelamente, o Fundo Social já montou a estrutura de separação e distribuição, que funciona no Tiro de Guerra e na Associação de Moradores da Vila Pomar. Ela é responsável por receber as peças, separá-las e preparar kits para homens, mulheres e crianças. Antes de serem distribuídas, as roupas são lavadas e, aquelas que precisam, passam por pequenos reparos, como trocas de botões ou zíperes.
Assim que as roupas passam pelo Tiro de Guerra e são separadas, já seguem para as entidades cadastradas - são mais 330 na cidade. Este processo faz com que a distribuição seja rápida e as pessoas recebam as roupas durante os meses mais frios do ano. Em 2016 a prioridade é conseguir um maior número de peças infantis, inclusive roupas de bebês e meias. Mais informações, ligue para 4798-5143.