O secretário municipal de Saúde Marcello Cusatis e o coordenador de Gestão Hospitalar da Prefeitura de Mogi das Cruzes Paulo Villas Bôas de Carvalho fizeram ontem uma visita às obras de construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da avenida Kaoru Hiramatsu, na região do Oropó. A futura unidade, prevista para ser entregue no segundo semestre deste ano, contribuirá para ampliar a oferta de atendimentos de urgência e emergência na cidade, garantindo cobertura numa região em pleno crescimento.
A nova UPA está sendo erguida numa área de 4,8 mil metros quadrados localizada na avenida Kaoru Hiramatsu, próximo à avenida Japão, e terá 1,6 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em cinco consultórios, 11 leitos (sendo dois leitos de isolamento) e duas salas de observação para até 24 horas de permanência, entre outros espaços. "Nesta semana, foi publicada autorização para ampliação da construção em mais 600 metros, o que possibilitará a implantação de um estacionamento nos fundos do terreno", informou Cusatis.
Segundo ele, a nova unidade a oferta de Pronto Atendimentos na cidade, garantindo maior segurança aos pacientes. "Será mais uma opção para épocas de maior movimento, como estamos registrando neste mês de março, quando foi registrado um aumento médio de 30% na procura pelos atendimentos de urgência e emergência", afirmou o secretário. No mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 48.782 nas seis unidades que prestam atendimento 24 horas (Jardim Universo, Jundiapeba, Santa Casa, UPA, PA Infantil do Hospital Municipal e Pró-Criança). A média nos meses anteriores girava em torno de 35 mil.
A UPA Kaoru Hiramatsu será a segunda UPA de Mogi das Cruzes. A primeira está instalada no bairro do Rodeio, no outro extremo da cidade, e prestou mais de 23 mil atendimentos nos primeiros três meses de funcionamento. As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como crise hipertensiva, febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames.