O empresário, administrador de empresas e economista, Edson Favero, de 51 anos, assumiu a Secretaria de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos com o desafio de criar metas de gestão a serem desempenhadas a curto, médio e longo prazo.
Com experiência administrativa na iniciativa privada, Favero quer incentivar o empreendedorismo no município ao tornar de maneira mais clara e acessível a oferta de serviços oferecida pela prefeitura ferrazense para incentivar novos negócios e movimentar mais a economia do município.
Quem faz chocolate para vender e monta cesta para o Dia das Mães, por exemplo, pode receber orientações e assistência para fazer o negócio prosperar e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).
No próximo dia 28 deste mês, um grande evento envolvendo contadores parceiros e todos os serviços disponíveis na Secretaria de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia da prefeitura estarão disponíveis no auditório da administração municipal.
A ação terá dois objetivos - incentivar o empreendedorismo e também reduzir a inadimplência hoje em 53%. Isso ocorre, segundo ele, porque antes o governo federal emitia um carnê com a guia de recolhimento e hoje, o microempreendedor precisa entrar no sistema todos os meses e imprimir a guia para fazer o recolhimento da taxa de R$ 49, que é paga mensalmente. Tem muita gente que não tem acesso a Internet ou se esquece da obrigação. "Os benefícios do Mei, muitas vezes, não estão claros, mas nele estão concentradas todas as garantias legais como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), licença maternidade e até a aposentadoria", afirmou o secretário.
Outros serviços disponíveis na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio são: o Balcão de Empregos para quem está a procura de uma oportunidade profissional; Banco do Povo para quem está em busca de uma linha de financiamento para pessoas físicas e jurídicas, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Empresas (Sebrae), com toda a assistência e capacidade oferecida a quem já é ou vai se tornar um empreendedor na região.
O programa Via Rápida, que facilita a abertura de novas empresas, também é outro serviço mérito da prefeitura de Ferraz, pois as únicas cidades que contam com o benefício são Mogi e Ferraz. "Vou dar o melhor de mim, trabalhar com metas e fazer o que for possível nestes oito meses de gestão curta", enfatizou o secretário de Ferraz.