Este mês houve o segundo workshop do Projeto Ecoviver para os educadores da rede de ensino do município, na Escola Municipal "Vereador Augusto dos Santos", na rua Cabrália Paulista, s/nº, no bairro da Estação. Desenvolvido pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquá (Semecti), em parceria com a empresa Ecopistas, pertencente ao grupo Ecorodovias, o projeto tem a finalidade de formar os educadores por intermédio de ações que beneficiem a sociedade e propaguem o conhecimento sobre o meio ambiente, para os alunos e a comunidade.
A temática abrange questões como água, alimentação, consumo de resíduos, saúde e sociodiversidade. A formação contou com as experiências das oficinas e das peças teatrais, para desenvolver processos educativos pela linguagem do teatro, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a relevância de se preservar os bens naturais por meio da mudança de hábitos e práticas cotidianas.
Segundo o prefeito, Mamoru Nakashima (PSDB), é preciso saber aproveitar os benefícios oferecidos pela natureza, sem destruí-la, e adotar um novo comportamento, que busca o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, para melhor qualidade de vida.
Os educadores aplicaram a metodologia em sala de aula, com atividades que sensibilizaram os alunos de Ensino Fundamental (5º ano), proporcionando as intervenções artísticas e a criatividade. Os trabalhos são apresentados e compartilhados com a comunidade em mostras artísticas gratuitas, que acontecem em cada escola participante. A meta principal é estimular a criatividade, valorizar a produção dos alunos e incentivar para que se expressem artisticamente, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento.