O projeto para a implantação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Suzano poderá sair do papel e ter as obras iniciadas em breve. A administração municipal abriu processo licitatório para contratar a empresa responsável pela construção do equipamento, orçado em R$ 3,6 milhões. O investimento será feito pelo governo federal, sem a necessidade de contrapartida da prefeitura.
O projeto começou em 2013 e a previsão era que a construção fosse iniciada no ano passado. A licitação para contratar a empresa responsável pelas obras foi aberta na semana passada e segue até o dia 29 de abril, quando os envelopes com as propostas serão abertos.
O espaço será construído no bairro Jardim Santa Inês. A administração municipal terá que disponibilizar um terreno nivelado, em condições de acesso com adaptações para rede de água, esgoto e energia elétrica.
O objetivo do CIE, segundo a prefeitura, é incentivar a iniciação esportiva em regiões de alta vulnerabilidade social. O Centro terá foco em 13 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica, além de espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento. Atividades podem incluir atletismo, boxe, esgrima, badminton (semelhante ao tênis e vôlei de praia), lutas, basquete, futsal, vôlei, golbal (voltado a deficientes visuais, no qual o objetivo é arremessar uma bola ao gol com as mãos), vôlei sentado, tênis de mesa, ginásticas rítmica e artística, entre outros esportes.
O município vai receber o Modelo III do Centro de Iniciação, que consiste em uma estrutura com ginásio poliesportivo; área de apoio, que é referente a administração, sala de professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público; além de pista de atletismo, em que as dimensões e demais parâmetros geométricos deverão estar de acordo com o padrão da Confederação Brasileira de Atletismo.