Teve início ontem a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Amorim, que beneficiará mais de 50 mil pessoas do bairro e adjacências. A secretária de Obras e Infraestrutura de Suzano, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, assinou a ordem de serviço, acompanhada pelo secretário de Saúde, Eduardo Sélio Mendes Junior, e o adjunto, Romero Lima.
O futuro posto de saúde, que está sendo implantado na Praça da Bíblia (entre as ruas Ruth, Professor Jeremias e Yamamoto), será integrado a um espaço de prevenção à saúde e lazer. "Esse projeto é muito especial e diferente. Para começar, o equipamento vai ser construído dentro de uma praça, e além do prédio da UBS, contará também com uma área para a prática de atividades físicas e lazer", explicou Carminha.
Ao todo, serão 597 metros quadrados de área construída (prédio da UBS) e 930 metros quadrados de jardim, onde serão instalados os aparelhos da Academia ao Ar Livre, bem como playground, mesinhas e bancos.
Segundo o secretário de Saúde, a unidade vai atender moradores das Vilas Amorim, Nova Amorim e Urupês e de parte do Jardim Colorado, contemplando assim mais de 50 mil munícipes. "A população vai ganhar uma unidade de saúde com estrutura diferenciada, que possibilita não apenas o tratamento, mas também a prevenção de doenças, por meio da prática de exercícios físicos", afirmou Mendes Júnior.  
Lima explicou que a UBS da Vila Amorim será de porte 5, ou seja, contará com uma das estruturas físicas mais bem equipadas. O novo posto oferecerá serviços em diversas especialidades, entre eles, o odontológico, com capacidade para até três profissionais atuarem. "A estimativa é de que a nova UBS realize aproximadamente 150 consultas por dia", disse o secretário adjunto.
A UBS da Vila Amorim está recebendo um investimento de R$ 1.203.000,00, sendo R$ 773 mil provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Junji Abe (PSD) e o restante contrapartida do município.
A empresa responsável pela obra do posto de saúde é a Fort Service. A previsão da prefeitura é de que os trabalhos sejam concluídos em dez meses.