A construção da nova pista de skate do Parque Max Feffer, no Jardim Imperador, em Suzano, foi iniciada ontem. Com investimento de
R$ 997.797,26, a expectativa é que seja concluída no prazo de 12 meses. Do valor que será investido,
R$ 975 mil são provenientes de uma emenda do deputado federal Guilherme Mussi (PP). Segundo a Associação Suzanense de Skate, cerca de 3 mil pessoas praticam a modalidade no município.
Com 20 obstáculos de street, que totalizam 2 mil metros quadrados de área construída, e uma área conhecida como bowl de 350 m², a pista sediará campeonatos federais e nacionais.
A secretária de Obras, Carmem Lucia Lorente (PSDB), a Carminha, informou que o projeto foi desenvolvido em parceria entre a administração municipal e a Associação Suzanense de Skate. "Recebemos uma emenda do deputado Guilherme Mussi e como tínhamos muito contato com a associação dos skatistas, decidimos direcionar o recurso para a pista de skate. Os skatistas participaram da criação do projeto funcional da pista", disse.
A PS Engenharia será a empresa responsável por construir a pista que promete atender as solicitações dos praticantes na cidade. Depois de concluído, o espaço será cadastrado na Federação Brasileira de Skate. A nova pista funcionará ao lado da futura Arena Multiuso do parque.
Carminha informou que o processo para liberação da emenda parlamentar levou um ano para ser concluído. "O principal é que o projeto foi desenvolvido com as pessoas que utilizam a pista, não tem como dar errado", acrescentou.
Davison Fortunato, presidente da Associação Suzanense de Skate, informou que serão criadas carteirinhas para os usuários da pista. "Criei a associação para difundir o esporte. O skate é lazer e a pista atual é antiga e defasada. Acredito que a nova pista vai ser muito boa para a cidade, a cultura e o esporte. Ela atenderá padrões internacionais. Teremos um cadastro das pessoas. Assim, se houver um acidente, temos os dados. Com isto, organizamos melhor", avaliou.
Fortunato sugeriu que a atual pista possa ser utilizada pelos praticantes de BMX, uma modalidade de ciclismo. Além da nova pista, o parque está recebendo uma ciclovia com cerca de 2 quilômetros.