Um tratado de irmandade entre as cidades de Mogi das Cruzes e Hamamatsu, no Japão, poderá ser firmado no próximo ano. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), durante a visita da comitiva do prefeito Yasumo Suzuki, que, na ocasião, recebeu o título de cidadão mogiano.
Em 2008, durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa foi firmado entre os municípios o Acordo de Cooperação. Para Bertaiolli, esta etapa pode ser considerada como um pré-tratado de irmandade. "Na verdade, quando você faz um tratado de cooperação de conhecimento, como é o que foi feito com Hamamatsu, ele é assinado entre os dois prefeitos. Já o de irmandade é eterno e precisa ser transformado em lei", explicou.
A mesma opinião foi compartilhada por Suzuki. "Pelo fato de já ter sido firmado em 2008 o tratado de cooperação, isso já é um bom começo para que as cidades possam fazer esse intercâmbio, principalmente de pessoas, de material humano", disse.
Segundo o chefe do Executivo mogiano, a concretização deste ato será muito importante para Mogi, assim como é a relação do município com as cidades japonesas de Seki e Toyama. "Hamamatsu é uma das cidades japonesas mais importantes. É como se estivéssemos falando de alguma das capitais de nossos Estados. É uma cidade industrializada e que possui as maiores indústrias do Japão e que busca esses tratados de cooperação apenas com os grandes municípios do mundo. Hoje, Mogi das Cruzes está fazendo essa relação de uma forma muito positiva", disse.
Durante a visita, o prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki, recebeu o título de cidadão mogiano. A propositura da honraria é de autoria dos vereadores Pedro Komura (PSDB) e Olímpio Tomiyama (PMDB). A comitiva é formada pela diretora de Promoção Cultural, Seiko Terada, o diretor de Esportes, Noriyuki Kato, além do diretor de Turismo, Yoichi Takimoto e o embaixador honorário de Hamamatsu, Etsuo Ishiwawa. 
O grupo está no Brasil para visitar e conhecer as instalações para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As Olimpíadas de 2020 serão realizadas no Japão e o interesse da cidade é receber a delegação brasileira. 
Bélgica
Mogi também deverá celebrar, ainda este ano, um tratado com a cidade de Tournai, da Bélgica. "Assim que assinarmos, possibilita que investimentos neste intercâmbio sejam feitos, como na área do ensino. A Bélgica tem grandes universidades", concluiu Bertaiolli.