A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza um amplo trabalho de atendimento educacional e, ontem, em reflexão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, promoveu ação em parceria com o grupo 'Mães Azuis', com palestras com especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este evento, que é voltado aos educadores e familiares, vai prosseguir também hoje, no mesmo local, o anfiteatro do Complexo Educacional Poaense (CEP), Professor José Antônio Bortolozzo, na Cidade Kemel.
Segundo a secretária municipal de Educação de Poá, a professora Sônia Regina Fernandes Afonso, esta ação vem complementar o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino com Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado às crianças que precisam desta atenção especial, com foco na inclusão em sala regular e ainda atendimento no horário inverso do período das aulas.
"Contamos com um Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado [Napes], professores capacitados e todo o acompanhamento é dado através do AEE", disse.
Ontem foram duas palestras, uma pela manhã com o médico psiquiatra doutor Leonardo Maranhão, e outra no período da tarde com a doutora Adriana Zink, especialista em odontologia para pacientes com necessidades educacionais especiais.
Hoje, será a vez de Anita Brito que é doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia para estudos sobre Transtorno do Espectro Autista, ministrar palestra, às 10 horas.
A Secretaria de Educação de Poá informou que são atendidas na rede de ensino mais de 300 crianças com alguma necessidade especial, sendo 48 delas com autismo.