Os alunos, pais e a equipe de funcionários da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) "Silvino Antunes de Souza", na Vila Santo Antônio, realizaram na manhã de ontem um mutirão para a limpeza da unidade. A ação é uma parceira da educação municipal com a Associação Casa de Cultura Raízes, que já realiza vários trabalhos na cidade. A iniciativa será concluída no domingo com apresentações e demonstração das pinturas que serão feitas no muro da escola.
Em média 20 pessoas participaram do mutirão, que promoveu serviços de remoção de entulho e capinação no entorno da escola e em uma praça próxima. A programação é que, para todo o final de semana, sejam feitas pinturas na Emeif e, no domingo, um evento encerrará os trabalhos. As artes de grafite que serão feitas nos muros, em volta da escola, serão dos alunos do curso "Grafite no busão: 1ª parada Raízes", da Associação Raízes, que se formarão também neste dia.
De acordo com a diretora da unidade, Elaine Sampaio, a ação vem com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se manter em bom estado o lugar que se usa. "Não adianta acionarmos a Prefeitura de Ferraz para que ela limpe, porque a comunidade irá sujar de novo. Por isso, decidimos convocar os próprios moradores para essa limpeza, pois assim é criado um vínculo com o trabalho, diminuindo os riscos de mais sujeira e abandono", explica.
O prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB), se entusiasmou com a iniciativa e explica que manter os locais e a cidade limpa deve ser um trabalho conjunto. "Muitas vezes mandamos nossas equipes de limpeza para alguma área e deixamos tudo bem arrumado. Mas, após algum tempo, isso acaba se perdendo. Essa conscientização é muito importante e queremos que ela se propague", conclui.