O Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1 será realizado neste sábado (30), das 8 às 17 horas, nos municípios do Alto Tietê. Em algumas cidades a imunização será realizada nas unidades de saúde e também em alguns pontos volantes, como praças e estabelecimentos.
Durante o evento, que será de responsabilidade individual de cada prefeitura, o atendimento será voltado apenas para a população inclusa nos grupos prioritários, sendo eles idosos, gestantes, puérperas, doentes crônicos e crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, que ainda não tenham sido vacinadas na Campanha deste ano.
O objetivo dos municípios é de que até o dia 20 de maio, quando se encerra o período de vacinação, pelo menos 80% dos munícipes inclusos nos grupos de risco tenham sido imunizados.
Em Ferraz de Vasconcelos, 14 postos de vacinação estarão atendendo no Dia D. No entanto, nos dois postos volantes o atendimento será oferecido em outro horário: das 9 às 16 horas.
Já em Arujá, a imunização será ofertada apenas no Centro de Saúde (CS) II, uma vez que o município já atingiu 76,65% da meta. Além disso, três equipes volantes vão atender os acamados que já são cadastrados na Vigilância em Saúde. "No caso dos que não estão, as famílias podem ligar no telefone 4652 -1079 e fazer o cadastramento".
No município de Suzano o atendimento será realizado nos mesmos moldes dos anos anteriores e a vacinação será distribuída em 22 unidades de saúde. Mogi das Cruzes, por sua vez, contará com mais de 50 postos de vacinação, entre volantes, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades do programa Saúde da Família.
Em Itaquaquecetuba, 17 unidades de saúde estarão em pleno funcionamento para fazer o atendimento a população durante o sábado. Além disso, a Secretaria de Saúde também irá disponibilizar algumas equipes para realizar a imunização dos pacientes acamados.
Já no município de Poá, além das unidades de Saúde, a imunização também ocorrerá em duas tendas, sendo a primeira instalada na igreja Matriz, na rua Vinte e Seis de Março e a outra na praça Santo Antonio, localizada na avenida Nove de Julho, ambas no centro.