O comércio não está otimista para o Dia das Mães no Alto Tietê. O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) informou que a melhor previsão é que as lojas faturem cerca de 10% a mais que no mesmo período de 2015. A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), não tem os números fechados para a data, mas avaliou que se as vendas se mantiverem no mesmo patamar referente ao ano passado, o resultado será importante.
A expectativa para as vendas do Dia das Mães também influencia na contratação de temporários para esse época, que é uma das mais rentáveis para o comércio, perdendo apenas para o Natal. De acordo com o Sincomércio, os setores de bolsas e acessórios, calçados, perfumaria e eletrônicos não tem a intenção de aumentar o quadro de funcionários em mais que 5%. Normalmente, nesta data, o comércio costuma ampliar entre 10% e 20% o número de funcionários.
A entidade apurou que grande parte dos lojistas já realizou contratações e não tem a intenção de abrir novas vagas. Outros estão avaliando o movimento antes de decidir pela ampliação do quadro e existe aqueles que irão remanejar os horários dos funcionários para atender a demanda.
Atendimento é a melhor saída
Mesmo com a expectativa tímida de crescimento, o presidente do Sincomércio, Airton Nogueira, afirmou que os comerciantes devem apostar em promoções e atendimento diferenciado para conquistar os clientes. "Apesar da crise o comerciante tem procurado se mostrar otimista para as vendas. É uma data que não costuma passar em branco. Todos têm uma mãe, madrinha, tia, sogra. Preço e bom atendimento sempre fazem a diferença na hora das vendas", destacou.
Para estimular as vendas, a ACMC lançará depois de amanhã, a campanha "Ser mãe é o melhor presente", que sorteará cinco vale-compras de R$ 400. A ação será feita até o domingo de Dias das Mães. O sorteio dos prêmios será no dia 11 de maio, às 10 horas, na sede da associação.
Procura
Com as lojas abertas neste feriado prolongado, muitas pessoas foram às compras. O gerente Alexandre Rangel informou que a loja de calçados onde trabalha criou uma promoção para atrair os clientes. "Esperamos que neste ano, consigamos manter o mesmo patamar de 2015. Para atrair clientes, estamos dando uma necessaire nas compras acima de R$ 220", finalizou.