Desde que assumiu a presidência da Câmara de Itaquaquecetuba, no dia 1º de janeiro de 2015, o vereador Wilson dos Santos (PTN), o Wilson Pirata, tem afirmado que a sua principal "bandeira" a frente do Poder Legislativo seria a transparência, e 1 ano e 4 meses depois, ações visando esse objetivo continuam sendo realizadas.
Nas últimas semanas, a Casa de Leis itaquaquecetubense têm enviado servidores públicos para participar de cursos e simpósios ministrados pela Conam (Consultoria de Administração Municipal), com o intuito de capacitá-los na questão de promover uma maior transparência junto ao cidadão. "Queremos que os munícipes tenham todo acesso possível às informações públicas e, para isso, nada melhor do que ter pessoas capacitadas para atender as demandas que surgirem, de forma rápida e simples", enfatizou o presidente Wilson Pirata.
Nos próximos dias, o site da Câmara de Itaquaquecetuba disponibilizará o link para o novo Portal da Transparência que será mais completo e mais acessível, além de unificar as informações que, atualmente, constam no link "Lei de Acesso a Informação". Outra novidade que o site também estará disponibilizando ao munícipe é o e-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão), onde poderão ser feitas solicitações sobre informações públicas, via e-mail.
AÇÕES
Diversas modificações foram feitas em prol da transparência, desde que Wilson Pirata assumiu a presidência da Casa de Leis de Itaquá, logo no início da sua administração, qualificou a assessoria de imprensa do Legislativo e, por meio dela, criou uma fan page no Facebook e promoveu a total reestruturação do Portal da Câmara, deixando-o com um designer moderno e muito mais acessível ao cidadão. "Tendo um site estruturado e uma fan page, as informações passaram a chegar com mais facilidade à população, assim como aos jornais que, também, abriram mais espaço para notícias sobre a Câmara.
Essa reestruturação no Portal rendeu à Câmara a nota 7,3, em avaliação do Ministério Público de São Paulo, tendo como foco, justamente, a transparência dos portais das Casas de Leis do Estado e, assim, dentre os 645 municípios paulistas, o site do Poder Legislativo ficou em 45º lugar e, na região do Alto Tietê, foi apontado como o portal mais transparente.