Furtos de cabos telefônicos têm sido um grande transtorno para muitos moradores das cidades da região, que chegam a ficar dias sem telefone e internet devido ao crime. Só no primeiro trimestre deste ano, a Telefônica Vivo informou que foram furtados 62,6 quilômetros de fios no Alto Tietê, sendo que o município de Suzano lidera na quantidade de fiação subtraída pelos ladrões. Em seguida vem Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
No Estado de São Paulo, ainda conforme os dados, foram furtados de janeiro a março 455,95 quilômetros de cabos telefônicos da operadora. Desse total, 0,63% (2,9 quilômetros) referem-se à cidade de Arujá; 0,15% (0,7 quilômetros) de Biritiba Mirim; 1,22% (5,6 quilômetros) de Ferraz de Vasconcelos; 0,82% (3,8 quilômetros) de Guararema; 1,80% (8,2 quilômetros) de Itaquaquecetuba; 3,39% (15,5 quilômetros) de Mogi das Cruzes; 0,99% (4,5 quilômetros) de Poá; 0,36% (1,6 quilômetros) de Salesópolis; 0,12% (0,5 quilômetros) de Santa Isabel e 4,24% (19,3 quilômetros) de Suzano. 
Neste mesmo período em 2015, foram furtados 404,6 quilômetros em todo o Estado. Desse total, 0,87% (3,5 quilômetros) de Arujá; 0,48 % (1,9 quilômetros) de Biritiba Mirim; 1,49 % (6,0 quilômetros) de Ferraz de Vasconcelos; 0,71 % (2,9 quilômetros) de Guararema; 1,67 % (6,7 quilômetros) de Itaquaquecetuba; 6,27 % (25,4 quilômetros) de Mogi das Cruzes; 0,57 % (2,3 quilômetros) de Poá; 0,82 % (3,3 quilômetros) de Salesópolis; 0,51 % (2,1 quilômetros) de Santa Isabel e 1,58 % (6,4 quilômetros) de Suzano. Foram 60,5 quilômetros de fios furtados no primeiro trimestre do ano passado.
No comparativo dos primeiros três meses de 2015 e de 2016, houve um aumento de 3,47% na quantidade de fios levados pelos bandidos. No entanto, se verificarmos por município, Mogi das Cruzes teve uma diminuição drástica na quantidade de fiação furtada. No ano passado, de janeiro a março, foram subtraídos 25,4 quilômetros de fios; neste ano, no mesmo período, foram 15,5 km. Suzano, por sua vez, teve aumento. Em 2015, de janeiro a março, foram levados 6,4 km de fios; já em 2016, foram 19,3 km.
A operadora informou que, assim que o furto é detectado, equipes técnicas realizam os reparos "no menor prazo possível". Em todos os casos, a empresa registra boletim de ocorrência. 
A Telefônica Vivo também tem adotado medidas de prevenção, entre elas a instalação de alarmes e colocação de travas nos chassis de caixas subterrâneas, e coloca à disposição o telefone 0800 144 444 para receber, com total sigilo, denúncias específicas da população.
A empresa esclarece ainda que está fazendo a substituição dos cabos de cobre por outro do tipo bimetálico, que não tem valor comercial. A operadora mantém a Central de Atendimento 103 15, que funciona 24 horas, 7 dias por semana, para o atendimento das reclamações.