Um grupo de voluntários de Itaquaquecetuba está arrecadando alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal que serão doados a famílias da Vila Japão, atingidas pelas enchentes ocorridas na madrugada da última quinta-feira. As doações estão sendo recebidas, das 9 às 15 horas, na Escola Estadual Professora Edina Alvares Barbosa, localizada na rua São Roque, 381, no mesmo bairro.
De acordo com o voluntário Lucas Costa, o Lucas do Liceu, até a tarde de ontem, 300 pessoas estavam cadastradas para receberem ajuda. No entanto, o número deve crescer ainda mais nos próximos dias, uma vez que, segundo ele, ainda há famílias ilhadas. "Temos muitas áreas em que o nível da água continua alto. Então tem muita gente que ainda não conseguiu pedir ajuda. Em alguns casos, inclusive, nós estamos utilizando jipe para chegar até os moradores. Por isso qualquer colaboração é muito bem-vinda", disse.
Costa ressalta ainda que neste momento a necessidade maior é de alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal. "Recebemos bastante doações de roupas. Mas, agora, a principal preocupação é com a alimentação. Tem muita gente com fome. As doações que chegam estão sendo distribuídas imediatamente, mas ainda assim não estão sendo suficientes para atender a todos os necessitados", comentou.
O voluntário agradeceu a colaboração de todos que estão empenhados na causa e reforçou o pedido de novas doações. "A gente só tem a agradecer a todos que têm colaborado, pois é uma situação muito difícil. A solidariedade tem sido muito grande ao ponto de, até mesmo, as pessoas que foram afetadas pela enchente estarem dividindo o que sobrou com as outras. Tem muita gente de outras cidades colaborando e esperamos que continue assim. Quem puder ajudar, venha até a escola. O pouco que for doado já fará diferença", concluiu.