Um grupo de alunos do 4° ano da Escola Municipal Professor Primo Villar, do bairro Boa Vista, participou na manhã de ontem de uma visita monitorada à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro, onde assistiram a vídeos e palestras sobre meio ambiente e o rio Tietê e também conheceram parte do sistema de captação, coleta e tratamento de água do Município. A atividade foi a primeira do programa Semae de Portas Abertas em 2016, oferecido pela autarquia a estudantes do ensino fundamental.
Os alunos ouviram as explicações sobre o rio Tietê, a importância da conservação dos mananciais e do uso consciente da água - com dicas para redução do consumo do recurso, como desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo. 
O grupo também conheceu parte do sistema de captação e as diversas fases do tratamento de água até deixá-la potável.
A engenheira Milena Forte, diretora do Departamento de Operações do Sistema de Água, afirma que as visitas são uma importante forma de aprendizado de ciências para as crianças. "É uma atividade rica e interdisciplinar, pois mostra aos estudantes a ação de elementos como o cloro, o flúor, além de processos como a decantação, tudo isso na prática", explica.
Iniciado em 2011, o Semae de Portas Abertas já atendeu mais de cinco mil estudantes. As visitas são sempre nas manhãs de terça e quinta-feira, e contam com a orientação de monitores. Podem participar alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares. Responsáveis pelas unidades de ensino que tiverem interesse em agendar visita podem ligar para 4798-5829 ou 4798-6392, na Divisão de Meio Ambiente da autarquia, que coordena o programa.