As inscrições já estão abertas para as oficinas de cinema que iniciam em abril, por meio do projeto Cine-Tragédia 2016. Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, que fica na avenida João Barbosa de Moraes, 306, na Vila Zeferina, ou tirar dúvidas pelo telefone 4754-2111.
As oficinas contam com três atividades: roteiro, filmagem e edição. Junto com estes módulos serão desenvolvidas a Preparação de Elenco e duas atividades de música, esta última realizada nas dependências da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo.
O Cine-Tragédia realizado pela Secretaria é uma parceria com o projeto Cine(Poe)mas e Oficina Cultural Metropolitana, unidade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, gerenciada pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, Poiesis. Segundo o secretário adjunto de Cultura, Joaquim Sebastião da Silva, o Mestre Quim, há vários projetos culturais que serão desenvolvidos pela pasta ao longo do ano com o intuito de estimular a reflexão e a criação artísti­­­ca, valorizando a identidade e a diversidade cultural.
As oficinas de cinema vão trabalhar o tema Tragédias Gregas: Antiguidade e Contemporaneidade. Participam desta iniciativa os municípios de Suzano, Arujá, Mogi das Cruzes e mais 17 cidades da Região Metropolitana da Grande São Paulo.
Estas oficinas têm carga horária de 60 horas dividas em: 21 horas para Roteiro, de abril a junho, 24 horas para Filmagem, de agosto a setembro e Edição (15 horas) de setembro a outubro.