A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes está preparando uma série de eventos para comemorar o Dia Internacional da Mulher, inclusive abordando a prevenção da osteoporose. Nesta terça-feira, às 9 horas, será realizado um café da manhã para as gestantes do Programa Mãe Mogiana. Já no Hospital Municipal, haverá consultoria de beleza para colaboradoras e distribuição de brindes para pacientes, em parceria com a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes.
Para informar e promover o diagnóstico precoce da osteoporose, entre os dias 7 e 11 de março serão realizadas orientações e distribuição de folders sobre a doença na sala de espera do Pró-Mulher. O mesmo trabalho será feito em todas as unidades de saúde, ao longo do mês. As ações fazem parte da Semana Municipal de Prevenção e Controle da Osteoporose, outro evento realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, conforme a lei municipal nº 5.280/2001.
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos e caracteriza-se pela diminuição da quantidade de massa óssea, desenvolvendo ossos fracos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos às fraturas. A osteoporose impacta diretamente na qualidade de vida do paciente, já que existe a tendência de fraturas devido à perda da resistência óssea.
Entre os fatores de risco para a osteoporose estão: sexo feminino; pessoas de pele branca, baixas e magras; maior de 65 anos (ambos os sexos); história materna de fratura ou osteoporose; menopausa precoce (antes dos 40 anos); tratamento crônico com anticonvulsivantes ou corticoides; doença reumática, especialmente artrite reumatoide; climatério/menopausa; hipertireoidismo ou hormônio tireoidiano em excesso; tabagismo; alcoolismo; sedentarismo; imobilização prolongada (pessoas acamadas ou em cadeira de rodas); dieta pobre em cálcio e vitamina D e baixo peso.
Na rede municipal, quem precisar de atendimento é encaminhado para o Ambulatório da Osteoporose no Pró-Mulher 1, no Mogilar. Os encaminhamentos são feitos pelos ginecologistas ou clínicos gerais, com base nas queixas dos pacientes ou exames alterados.