Moradores do bairro Botujuru, em Mogi das Cruzes, estão preocupados com a quantidade de buracos espalhados pelas vias. Com as fortes chuvas incessantes e obras de implantação da tubulação para rede de esgoto do bairro, fica quase impossível se locomover pelas ruas.
De acordo com a moradora Karla Gomes, os buracos na rua Professor Ary Silva têm aparecido com cada vez mais frequência nos últimos meses. Segundo ela, às vezes é impossível passar com o carro pela rua, e com isso, ela conta que é preciso estacionar em outra rua próxima, já que a situação é perigosa para quem tenta passar pelo local. "É lamentável a falta de conservação e manutenção da via", ressalta Karla. A moradora também destaca que já entrou em contato com a prefeitura em busca de solução para o problema. "A administração municipal realiza apenas reparos temporários no asfalto, mas dias depois, a rua já está toda esburacada novamente", completa.
A reportagem entrou em contato com a administração municipal, que em resposta informou que será feita a recomposição do asfalto em todas as ruas por onde passarão as redes de esgotamento sanitário no Botujuru. No momento, os serviços estão em fase de implantação da tubulação e, assim que a etapa for concluída, haverá reparos no pavimento.
A prefeitura pede a compreensão dos moradores, pois uma obra deste porte (um investimento de R$ 21 milhões que abrange todo o bairro), traz transtornos temporários devido ao tráfego de caminhões e máquinas, escavações e movimentação de terra e tubos. Já os benefícios serão permanentes, pois a instalação da rede de coleta e tratamento, beneficiará todos os 20 mil moradores do bairro, com uma significativa melhoria da qualidade de vida da população, que deixará de conviver com fossas e esgoto a céu aberto.
* Texto sob supervisão do editor