No próximo mês, o Procon de Mogi das Cruzes começará a funcionar em um novo endereço. O órgão que atende atualmente no prédio sede da administração municipal, será transferido para o antigo imóvel da Universidade Braz Cubas (UBC), na rua Francisco Franco, na região central. A nova localização promete facilitar o acesso dos mogianos. Apenas no ano passado, o órgão atendeu a 12.046 casos, principalmente reclamações envolvendo empresas de telecomunicações e bancos. 
A administração municipal informou ainda, que o edifício disponibiliza espaço para a transferência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que funciona atualmente em um prédio na avenida João XXIII, no Jardim Armênia, distrito de César de Souza. O cartório eleitoral também pode passar a funcionar no imóvel. Hoje, o atendimento ocorre na rua Major Pinheiro Franco, na região central.
O prédio conta com 4.967 metros quadrados de área total e 7.477 metros quadrados de área edificada e abriga alguns serviços e secretarias municipais. Atualmente, as secretarias municipais de Assistência Social, do Verde e Meio Ambiente, além da Coordenadoria Municipal de Habitação atendem no espaço. Alguns dos órgãos, como a Secretaria de Assistência Social funcionava em um prédio alugado na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, em frente à sede da Prefeitura de Mogi.
O edifício que pertencia a UBC foi transferido para a administração municipal como acordo para pagar uma dívida que a universidade tinha com a cidade. A escritura do imóvel foi passada para a Prefeitura em dezembro de 2014. A propriedade foi avaliada na época em R$ 15,5 milhões. O espaço abrigava anteriormente o curso de Direito da universidade. (L.N.)