A partir das 9 horas deste sábado, a Coordenadoria Municipal de Habitação, em parceria com a empresa responsável pelo acompanhamento técnico-social das famílias que vivem às margens do Córrego dos Canudos, e diversas secretarias municipais, vai promover, nas laterais da Escola Municipal Professora Lourdes Maria Prado Aguiar, no Jardim Esperança, a Feira de Tecnologias Sustentáveis. Trata-se de uma grande reunião de serviços públicos, que celebra oficialmente o término do contrato com a empresa, concomitantemente à conclusão das obras de canalização, urbanização e entrega do Complexo Viário Júlio Simões.
A iniciativa é voltada às cerca de mil famílias que não precisaram ser transferidas das margens do Córrego dos Canudos no decorrer das obras e receberam o acompanhamento social por parte da empresa contratada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O objetivo do evento, que terá abertura às 9 horas com uma apresentação da Banda Sinfoniquinha da Escola Municipal Apparecida Ferreira Cursino, é oferecer um dia de lazer, com atividades artísticas e culturais e também passar ensinamentos de sustentabilidade e boas práticas ambientais, aliados à prestação de atendimentos essenciais, que já integram o rol de serviços oferecidos pela Administração Municipal.
Oficinas
Haverá um ciclo especial de oficinas, o qual todas as famílias podem participar gratuitamente, com os temas agricultura de quintal (9 horas ao meio-dia), aquecimento solar (9 horas ao meio-dia), confecção de currículos (9h30 às 14h45), grafite (9h às 15), cisterna (13h às 15h) e minhocário doméstico (13h às 15). Além disso, as famílias poderão contar com os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, que estará presente com uma unidade móvel. Já no pátio da escola, a Secretaria Municipal de Transportes, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, montará parte da estrutura da Escola Mirim de Trânsito, garantindo a recreação das crianças e também passando ensinamentos sobre boas práticas para um trânsito seguro.
A oficina de confecção de currículos, que será conduzida por equipes do Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer) também acontecerá nas dependências da EM Lourdes Maria Prado Aguiar, em uma das salas de aula. Já o restante dos serviços será oferecido na parte externa da instituição de ensino, em tendas montadas pela empresa.
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) também se fará presente com o serviço de distribuição de água. Já a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente fará uma divulgação sobre a importância da utilização do Ecoponto, em especial o do Parque Olímpico, que está muito próximo ali das famílias, para o descarte correto de diversos tipos de materiais, como vidros, papeis e papelão, ferro, embalagens, garrafas, pneus, lixo eletrônico, resto de construção civil (limite e 1m³/dia por pessoa) e outros produtos que, se jogados em qualquer lugar, podem causar enchentes, riscos à saúde e a contaminação do meio ambiente.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é outra que estará presente, para divulgar todas as opções de atividades esportivas disponíveis no entorno. Juntamente às obras de canalização e entrega do Complexo Viário Júlio Simões, toda a população do entorno do córrego passou a contar com pista de caminhada, ciclovia, além de duas Academias da Terceira Idade (ATI) e dois campos de futebol de areia, que podem ser utilizados livremente pela população.
A Feira se estende até às 15 horas e todos os serviços prestados ao longo do dia são inteiramente gratuitos.