A Prefeitura de Poá, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Obras, estuda um novo método para implantar em rios da cidade para auxiliar no combate às enchentes, tanto que na última semana realizou visita técnica a Guarulhos para conhecer um sistema de drenagem de retardo de água de chuva, que tem dado resultado neste município.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Edilson Marques Dias, que juntamente com o secretário de Obras, Paulo Silas Dornelas, esteve em Guarulhos, o sistema é simples, porém, tem a importante função de conter o volume de água em período de fortes chuvas, como acontece no Verão. "É uma estrutura construída praticamente no início do rio, como em nascentes", explicou o chefe da Secretaria de Meio Ambiente de Poá.
Ele acrescentou que além dessas estruturas reterem a água da chuva, contribuem também para aumentar a infiltração da água no solo, e que o método tem se mostrado eficiente. O próximo passo, segundo as Secretarias de Meio Ambiente e de Obras, é elaborar os estudos de viabilidade deste projeto para a cidade de Poá.
A visita técnica foi realizada na última quinta-feira (25/02), com a diretoria de drenagem urbana da Secretaria de Obras de Guarulhos, em que a equipe da Prefeitura de Poá foi levada a conhecer rios com este sistema nesta cidade. Poá sofreu pelo menos duas vezes neste ano com duas tempestades, quando comerciantes da área central tiveram suas lojas invadidas pelas águas.