A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado o Dia D de vacinação contra HPV. A ação acontece das 8 às 17 horas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O objetivo é imunizar o maior número de meninas de 9 a 13 anos (público alvo da campanha), contra o Papilomavírus Humano, vírus que causa 90% dos casos de câncer de útero. A campanha se concentra na aplicação da primeira e segunda dose da vacina.
De acordo com informações da Vigilância em Saúde, no ano passado foram imunizadas um total de 2.198 meninas de 9 a 11 anos. Para este ano, a expectativa é que mais 1,5 mil sejam imunizadas nesta campanha.
O secretário municipal de Saúde de Poá, Alexandre Russo, informou que 70 funcionários estarão presentes para que esta ação aconteça da melhor forma possível. "É uma vacina importante, portanto os pais ou responsáveis dessas jovens devem levá-las até o posto mais próximo da sua residência no próximo sábado, dia 2 de abril", enfatizou.
Ainda segundo o secretário, o trabalho de conscientização seguirá nas escolas do município. Uma equipe da UBS do bairro em que fica localizada a escola realizará palestra com pais alunos para que eles saibam da necessidade e do benefício desta vacina.
HPV
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem mais de cem tipos diferentes de HPV. Para evitar o surgimento do câncer de colo do útero, é importante que as mulheres façam exames preventivos (Papanicolau ou citopatológico), que podem detectar lesões. A transmissão se dá por contato direto com o local infectado, sendo que a principal forma de transmissão é via sexual.