Durante o 2º Congresso do Meio Ambiente realizado ontem à tarde em Ferraz de Vasconcelos, as secretarias de Verde e Meio Ambiente, Educação e Saúde fecharam uma parceria com a Organização Não Governamental (Ong) Bio-Bras, de Mogi das Cruzes para a coleta de óleo de cozinha usado. As escolas da rede municipal de ensino funcionarão como postos de arrecadação.
A matéria prima coletada será transformada posteriormente em vela com essência de Citronela para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypt causador da dengue, chikungunya e zíka vírus.
A assinatura da parceria ocorreu durante o congresso promovido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente para discutir as diretrizes sobre educação ambiental e trazer uma reflexão importante sobre o tema. O congresso ocorreu no Salão Montreal, no bairro do Tanquinho.
Duas escolas e uma entidade já desenvolvem este trabalho: a Escola de Educação Especial (E.E.E) Monteiro Lobato; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luciano Poletti.
O próximo passo agora é que as demais escolas do município recebam os eco-postos para o recolhimento do material, que será coletado pela Bio-Brás, que o transformará em matéria prima e depois em essência.
Serão oferecidas oficinas de capacitação nas escolas para que as unidades possam trabalhar com este material.
A bióloga Nadja Soares de Moraes esteve presente durante o Congresso do Meio Ambiente e participou da assinatura desta parceria em conjunto com os secretários Jussara Karen Derêncio Abdo (Educação), Juracy Ferreira da Silva (Saúde) e Clóvis Caetano da Silva (Meio Ambiente).