Um prato doce com diferentes texturas de caqui do Restaurante Caqui Bistrô levou a melhor no primeiro campeonato gastronômico, realizado domingo passado, durante o lançamento da safra 2016, no Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar. No espaço, os visitantes puderam não só assistir a competição, como também degustar produtos à base da fruta e conhecer seus diferentes tipos.
Os outros três pratos apresentados foram cheesecake com geléia de caqui, do restaurante Sr. Café, Taco de carne com chutney de caqui, do restaurante Guadalupe e Caqui em três fases, do chef Armando Francatto. O vencedor, chamado Texturas de Caqui, conquistou 510 pontos. Foram avaliados o sabor e a criatividade. Os jurados foram os secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo e o adjunto da Pasta, Kyioji Nakayama, Eberton Lima, representando o Sebrae-SP, Takeo Hoçoya, pela Afruti (Associação dos Fruticultores do Alto Tietê) e Ivo Martins Nunes Filho, da TV & Editora Full Red.
O lançamento da safra do caqui já virou tradição na cidade e reúne diversos representantes da cadeia produtiva. Os objetivos são valorizar a produção local e incentivar as várias formas de usos e consumo da fruta, que faz parte da merenda escolar dos alunos da rede municipal. Mogi das Cruzes tem uma produção anual estimada em mais de 50 mil toneladas, o que representa mais de 50% da produção nacional. São cerca de 1 mil hectares de área destinada à produção da fruta e 336 produtores.