A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai contratar uma Organização Social (OS) para gerenciar duas unidades de saúde. Na semana passada, a administração municipal publicou um chamamento público para a pré-qualificação de empresas interessadas na gestão desse tipo de serviço na cidade. 
A OS que for contratada ficará responsável pelo gerenciamento do laboratório instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Paulo e pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI) "Mais Criança", que está em fase final de construção, na Vila Romanópolis. Esta última terá uma estrutura com 12 salas disponíveis aos pediatras e atuará como retaguarda ao atendimento das UBSs, porém, os casos de urgência e emergência continuam sendo encaminhados ao Hospital Regional "Doutor Osíris Florindo Coelho".
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo em terceirizar a gestão desses serviços é melhorar o atendimento à população, além de ampliar o horário de atendimento. A pasta ainda destacou que as unidades gerenciadas pela Organização Social deverão atender das 7 às 19 horas.
A secretaria informou que ainda não há estimativa de investimento para a contratação de uma OS, mas a previsão é que os serviços comecem ainda neste semestre.
As empresas interessadas em gerenciar as unidades de saúde do município ferrazense têm até o dia 5 de abril para apresentar suas propostas, no Paço Municipal. A prefeitura vai selecionar as melhores propostas técnicas e financeiras para a contratação dos serviços.
Itaquá
Em Itaquaquecetuba, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Caiuby também já foi gerenciada por uma OS, o Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), que havia sido contratado por R$ 144 milhões. Mas, em abril do ano passado, a prefeitura decidiu assumir a gestão dos serviços com o objetivo de economizar recursos.