A Prefeitura de Suzano, por meio do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, realiza hoje, no bairro Miguel Badra, o terceiro mutirão para fiscalizar e orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados na prevenção da doença. A ação contará com o reforço das Universidades Piaget e Mogi das Cruzes (UMC), além de outras instituições parceiras como a Diretoria de Ensino, Sabesp, entre outras.
Mais de 200 voluntários deverão participar do mutirão, que se reunirá na Escola Estadual "Jacques Yves Cousteau", às 8 horas. As equipes passarão de casa em casa, vistoriando os possíveis focos do mosquito transmissor da doença, além de conscientizar os moradores sobre os métodos a serem tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Um grande aparato estrutural será disponibilizado nesse mutirão como caminhões de coleta de materiais que possam acumular água, além de profissionais treinados para procurar, casa a casa, os possíveis criadouros. "Será uma grande mobilização e todos os moradores do Miguel Badra estão convidados a participarem dessa ação, para podermos integrar forças e vencer essa guerra contra a dengue", afirmou o secretário adjunto de Saúde, Romero Lima.
Nos dois últimos mutirões, na Casa Branca e Boa Vista, foram vistoriadas mais de 3,3 mil residências. A Prefeitura de Suzano também realizou, nesta semana, mais uma operação para recolhimento de pneus velhos. A ação visa coibir o descarte irregular do produto e promover a consciência ambiental. Esta foi a quarta edição do programa, que contempla estabelecimentos como borracharias e bicicletarias, além da população em geral.
É proibido queimar pneus, lançar em rios e lagos, descartar ao ar livre - em áreas urbanas ou rurais -, ou qualquer ato que possa causar prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública.
Em Suzano, a multa para quem cometer qualquer uma dessas infrações varia entre R$ 135,20 e R$ 13.520,00.