Uma das inovações realizadas na Imprensa regional pelo Dat, sem dúvida, foi a inserção de um formato até então não utilizado pelos principais veículos impressos de circulação diária no Alto Tietê. Desde setembro de 2010, quando já tinha mais de quatro anos de existência, o jornal deixou de lado o tradicional tamanho standard e passou a ser impresso em tabloide germânico, muito utilizado em diversos países da Europa e também em muitas regiões do Brasil, principalmente nos estados do Sul.
A mudança conseguiu contribuir para um manuseio e uma leitura muito mais interessantes e convidativos. Ficou mais fácil visualizar as notícias e folhear o jornal. Foi uma proposta nova que o Grupo Mogi News de Comunicação implementou no Dat e que acabou caindo no gosto não só dos leitores, mas também dos anunciantes, que passaram a ver suas marcas e produtos divulgados em uma versão impressa bastante arrojada. E a inovação acabou motivando a mudança no Mogi News, que um ano depois também passou a ser editado no mesmo formato.
Além disso, o Dat sempre chamou a atenção pelo seu projeto gráfico diferente do comum. A diagramação, desde o início, confere uma disposição e uma visualização das reportagens, fotos e infográficos muito interessantes.
E nunca parou no tempo. Constantemente inova no aspecto estético e visual, da capa à última página, e sempre renovou seu logotipo e suas cores. Ou seja, está em contínua transformação, algo que, sem dúvida, se tornou uma das principais marcas do jornal. (T.P.)