A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará uma série de consultas públicas para debater e ampliar vários pontos do projeto Mogi 2040- Um Sonho Possível, a partir do próximo dia 5. O projeto tem por objetivo registrar uma visão de futuro para o município, direcionando seu crescimento e para que se construa uma cidade planejada e com boa qualidade de vida.
As consultas serão feitas por 15 secretarias municipais, na Escola de Governo, no Nova Mogilar. Elas serão abertas com a apresentação do projeto que englobará, além de um balanço detalhado de tudo que vem sendo feito pela atual administração municipal nos últimos oito anos, as principais aspirações dos segmentos mais significativos da cidade, resultantes da mobilização e participação ativa de seus representantes e da sociedade civil.
"Nossa expectativa é que a participação seja efetiva e que as pessoas nos ajudem a construir uma cidade planejada, organizada, moderna, com desenvolvimento econômico, equilíbrio social e mais humana", diz o prefeito Marco Bertaiolli.
O projeto Mogi 2040, a exemplo de importantes cidades como Nova Iorque, Barcelona, São Paulo e Rio de Janeiro, pretende introduzir um pensamento estratégico nas diferentes e significativas áreas do município, objetivando clarear o futuro, ajudar na tomada de decisões em função das consequências, conduzir as necessárias mudanças detectadas no presente para que se possa construir um futuro desejado e bom para todos.
Atualmente, o projeto se encontra na fase de coleta de dados e diagnósticos levantados em todas as secretarias que serão complementados pelos resultados obtidos nas anunciadas consultas públicas. Paralelamente se está desenhando um retrato atualizado do município contextualizado não só como o mais importante do Alto Tietê, mas também como um dos líderes dos 39 integrantes da Região Metropolitana e de importante participação na economia do Estado em vários segmentos.
Para o prefeito, "as pessoas devem escolher a cidade em que querem viver. E o importante é fazer com que a cidade vá bem, independentemente das oscilações políticas que possa enfrentar".
Os dados, análises e conclusões do projeto Mogi 2040 serão condensados em um livro a ser publicado no final deste ano.
As consultas públicas serão sempre às 19 horas, na Escola de Governo, ao lado do Cemforpe, à rua Antenor da Cunha 55, no bairro Nova Mogilar, conforme cronograma abaixo: