Mogi das Cruzes será a primeira cidade a receber o projeto Turismo do Saber: Estudo do Meio, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo em parceria com a administração municipal. O lançamento será amanhã, às 10 horas, na Escola de Governo e Gestão, no bairro Nova Mogilar, com a presença do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
Os primeiros 60 alunos atendidos serão da Escola Municipal Fujitaro Nagao, do bairro do Cocuera. Eles conhecerão o projeto Tamar, na cidade de Ubatuba, no litoral norte.
O programa está sendo retomado pela pasta com um novo formato e contemplará municípios do Circuito das Nascentes, começando por Mogi das Cruzes.
O objetivo é atender crianças de nove a 11 anos da rede pública de ensino. "As 60 crianças de Mogi das Cruzes irão em direção ao Projeto Tamar, em Ubatuba, para que possam estudar e tomar contato direto com o meio ambiente do nosso estado. Elas retornam à cidade natal, na tarde do mesmo dia", disse o secretário.
O programa também atenderá, ainda neste mês, as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Poá e Santa Isabel.
Em Mogi das Cruzes, a iniciativa recebe apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, que já desenvolveu outras atividades com a Secretaria de Estado do Turismo, como o projeto RodaSP.
O Turismo do Saber é um programa voltado para o Turismo Social, que se caracteriza pela promoção da atividade turística como forma de inclusão social, promovendo a igualdade de oportunidades, equidade, solidariedade e o exercício da cidadania.
Os alunos da Escola Municipal Fujitaro Nagao fazem parte do Programa Escola de Tempo Integral desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde participam de oficinas esportivas, intelectuais e culturais em um período e da formação básica em outro, recebendo cinco refeições nutritivas e balanceadas.
Na cidade, mais de 23 mil alunos estudam em período integral.