Durante a sessão de ontem da Câmara de Mogi, os vereadores aprovaram a criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) para avaliar os problemas dos cemitérios. Os membros foram definidos pelo presidente do grupo, Benedito Taubaté Guimãres (PMDB).
O vereador Pedro Komura (PSDB) denunciou ainda a comercialização de loteamentos possivelmente irregulares nos bairros Barroso, Pindorama e Quatinga. Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, que presidiu a sessão, afirmou que questionará a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre a saída da maternidade do Hospital Ipiranga de Mogi das Cruzes.
A CEV dos cemitérios será formada ainda por Chico Bezerra, Komura, Emerson Rong (PR) e Juliano Abe (PSD) como relator. "Depois da publicação da CEV faremos nossa primeira reunião para saber as medidas que serão tomadas. Além das visitas aos cemitérios, vamos fazer inúmeras indagações para administração municipal e com as respostas teremos o rumo a seguir. Ouviremos ainda as funerárias. Uma das ideias é implantar um terceiro cemitério em Mogi", destacou Taubaté.
Komura informou durante a sessão que a zona rural de Mogi conta com vários loteamentos irregulares. O vereador mostrou algumas imagens de áreas do Barroso, Pindorama e Quatinga. Ele afirmou que fará uma moção solicitando que a Prefeitura de Mogi fiscalize os pontos. "Começam a construir as casas sem infraestrutura, ligam a energia, as residências acabam aumentando e os núcleos urbanos são formados. Depois sobra para o Poder Público, pois estas pessoas vão reclamar que não tem água, esgoto e luz. Temos que tomar providências para fiscalizar estes loteamentos", acrescentou.
Chico Bezerra afirmou que questionará a ANS sobre a saída da maternidade do Ipiranga de Mogi. "Vou ver se é possível que um convênio se instale na cidade, monte uma maternidade e transfira o atendimento repentinamente para outro município, mesmo com Mogi concentrando o maior número de clientes", disse. O parlamentar informou ainda que a Santa Casa estuda uma Parceria Público-Privada para aumentar os leitos de sua maternidade. (L.N.)