O novo secretário de Agricultura de Mogi das Cruzes, Renato Augusto Abdo, assumiu o cargo ontem à tarde, ao lado do novo adjunto da pasta, Kiyoji Nakayama, durante solenidade realizada na sede da secretaria, no Centro. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) comandou a reunião de trabalho e destacou os avanços obtidos na área desde 2009, quando a secretaria foi criada. Ele também anunciou o plano para a criação de um entreposto em Jundiapeba.
"O perfil agrícola de Mogi das Cruzes é da produção familiar e temos que incentivar estas pessoas. Foi o que fizemos em 2009, com a criação da Secretaria, que alcançou ótimos resultados desde então. Nesta nova etapa, temos que manter todo o apoio aos produtores mogianos, divulgar nossas culturas mais importantes - como o caqui, o cogumelo e as orquídeas - e inovar, como, por exemplo, criando um entreposto em Jundiapeba", disse Bertaiolli, ao lado dos vereadores Olímpio Tomiyama, Sadao Sakai e Pedro Komura, que prestigiaram o evento.
Bertaiolli lembrou que Jundiapeba possui muitos produtores rurais familiares e, ao mesmo tempo, uma população de cerca de 40 mil pessoas. De acordo com ele, a implantação de um "varejão" no local aproximaria os agricultores da população, estimulando a venda de produtos agrícolas, a geração de empregos e de renda. "Conversei com o Renato Abdo e ele trabalhará muito neste sentido", disse o prefeito.
Abdo é engenheiro agrônomo e tem uma empresa de consultoria, além de atuar no Sindicato Rural de Mogi. Com representatividade junto ao setor agrícola, é presidente da Câmara Setorial de Hortaliças do Estado de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Estadual da Agricultura. Além disso, é presidente da Comissão Nacional de Horticultura e Flores, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
"O primeiro trabalho será ter conhecimento de como está a secretaria e ver os caminhos que seguiremos. Uma das ideias é a elaboração de um trabalho de desenvolvimento do marketing do produto agrícola de Mogi", afirmou Abdo, que, na prefeitura foi chefe de Divisão da Diretoria de Agronegócio entre 2005 e 2007.
Já o novo secretário adjunto é presidente do Bunkyo - Associação Cultural de Mogi . Com história familiar ligada à agricultura e experiência na iniciativa privada, Nakayama é uma das principais lideranças do setor na cidade. "Vamos continuar atuando para a melhoria da logística e da segurança da zona rural", disse.