Em quatro anos de funcionamento, a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba, realizou 182.666 consultas médicas, das quais 117.427 de especialidade. No período, 5.500 pequenas cirurgias foram feitas, bem como 90.364 atendimentos odontológicos e 417.956 exames. Durante apresentação do balanço de atendimentos, o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, informou que este ano a Unica vai reforçar as consultas com neurologistas e exames de mamografia e cardíacos.
Cusatis esclareceu que, por meio da gestão da Organização Social (OS), é possível, com o mesmo recurso, direcionar o investimento para prestar mais serviços em áreas mais necessitadas. A Unica é gerida pelo Centro de Estudos e Pesquisas "Doutor João Amorim" (Cejam) e conta com uma Academia da Terceira Idade, que funciona em um prédio anexo.
O secretário destacou que o atendimento de especialidades não é responsabilidade do município, mas sim do Estado. No entanto, afirmou que a criação da Unica ajudou a desafogar e dar agilidade aos casos que chegavam ao Hospital Luzia de Pinho Melo.
Para o secretário, as unidades de saúde se complementam. "Com a implantação da Unica e depois do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), sabíamos que seriam diagnosticados casos de cirurgia, e o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) vem para atender isto", esclareceu.
Para manter a Unica, a prefeitura investe cerca de R$ 6 milhões por ano. Hoje, são disponibilizadas 14 especialidades. Em 2015, dos 288 procedimentos dermatológicos, 132 foram biópisias, sendo que cinco delas apresentaram resultado positivo para câncer. No mesmo período, 104 biópsias de mama foram feitas, o que gerou 15 resultados positivos para câncer.
Mutirão
Hoje, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Universo e Nova Jundiapeba farão um mutirão de consultas de ginecologia, pediatria e clínico geral para as pessoas agendadas, mas se houver faltas, os atendimentos poderão ser encaixados. O serviço será das 7 às 17 horas. Os mutirões são realizados quando a fila de espera excede 30 dias. No domingo, a UBS do Jardim Universo oferecerá consultas previamente agendadas de odontologia.
Aedes aegypti
A Prefeitura de Mogi está preparando um pregão para adquirir mais 10 mil repelentes que serão disponibilizados para as grávidas atendidas pela rede municipal. Outras 10 mil unidades foram compradas no fim de 2015 e 3.849 distribuídas. De acordo com o Cusatis, no dia 13 será realizado pelo Ministério da Saúde, o 'Dia D' contra a dengue.