A ampliação da cobertura, por parte dos planos de saúde, para mais 21 procedimentos para tratamento contra o câncer, foi autorizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) desde janeiro deste ano, aumentando as possibilidades de tratamento para os pacientes. Uma das principais novidades é a radioterapia por intensidade modulada (Intensity Modulated Radiation Therapy/IMRT), que está disponível no Alto Tietê, no Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, referência para tratamento contra a doença na região. Por meio deste tipo de radioterapia, é possível proteger melhor os tecidos saudáveis e combater com mais eficácia as estruturas cancerígenas.
A medida é resultado do processo de revisão periódica do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que contou com reuniões do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSaúde) e de consulta pública realizada pela própria ANS.
De acordo com a agência, desde janeiro, os beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos terão direito a mais procedimentos, incluindo exames laboratoriais, além de mais um medicamento oral para tratamento de câncer em casa e ampliação do número de consultas com fonoaudiólogo, nutricionistas, fisioterapeutas e psicoterapeutas.
Segundo o diretor administrativo do centro, o físico-médico Alvaro Otávio Isaias Rodrigues, o procedimento é realizado por meio dos planos de saúde conveniados para os casos de câncer nas regiões da cabeça e pescoço. Outras regiões do corpo afetadas pelo cancro também são indicadas e podem ser tratadas dentro da nova modalidade via particular. "Essa é uma evolução da radioterapia, que consegue proteger melhor as estruturas saudáveis e atingir em doses mais certeiras o câncer", enfatizou o especialista.
O Centro Oncológico funciona na rua Doutor Osmar Marinho Couto, 78, no Alto do Ipiranga. O telefone para contato é o 4795-4795.