A prefeita em exercício de Suzano, Viviane Galvão (DEM), lançará hoje, às 10 horas, no auditório do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), o Programa da Boa Visão deste ano. A ação atenderá alunos das três redes de ensino da cidade (municipal, estadual e Sesi) e adultos a partir de 60 anos. A previsão é que a iniciativa atenda 20 mil crianças e 1,4 mil idosos.
Assim como aconteceu nos anos anteriores, o Programa da Boa Visão contará com o auxílio das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Segundo dados do Saspe, desde 2013, quando a ação foi novamente realizada na cidade, foram atendidas 66.839 pessoas e o total de benefícios foi de 21.271 (alunos e idosos consultados, óculos doados e casos especiais).
Para a prefeita em exercício, o Boa Visão é reconhecido na região como um programa que atende não somente as necessidades de saúde dos beneficiados, mas também as educacionais e sociais.
"Uma criança no começo de sua vida escolar precisa enxergar direito. A falta de óculos pode causar danos terríveis na Educação. Já soubemos de casos onde a criança era considerada como aluno mediano e depois que começou a usar óculos se tornou um estudante exemplar", comentou. "A parte social é em relação aos idosos. Enxergar bem é o diferencial na melhoridade para contar com uma boa qualidade de vida", opinou.
Cronograma
Depois do lançamento, a equipe do Saspe realizará uma reunião com todas as escolas participantes para distribuição dos documentos relativos ao desenvolvimento da operação "Óculos Escolar". Em março, as testagens serão iniciadas e logo em seguidas as consultas médicas. A operação "Melhoridade" está programada para começar em abril.