A Prefeitura de Poá realiza hoje mais uma grande ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, no bairro da Vila Júlia. A cidade tem intensificado e realizado forças-tarefas, por meio das Secretarias de Saúde, de Serviços Urbanos e de Segurança.
No município, a situação da dengue está sob controle e não há casos de zika vírus e nem de chikungunya. Entre as ações desenvolvidas para o combate ao mosquito está a visita "casa a casa", em que os agentes orientam os moradores sobre as medidas preventivas que devem ser tomadas para a prevenção, como a necessidade de manter reservatórios de água tampados e o quintal livre de objetos que possam acumular a água limpa, entre outras explanações que são feitas também através de material explicativo.
A administração municipal também realizou ao longo de todo o ano passado a aplicação de larvicida em córregos e de inseticida em pontos estratégicos. Este trabalho é realizado com frequência. A cidade inclusive conta com um Plano de Contingência Municipal da Dengue para englobar e colocar todas essas ações em práticas.
"Neste sábado (hoje) estaremos no bairro Vila Júlia com esta ação contínua de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, portanto informamos aos moradores que agentes estarão realizando as visitas do casa a casa, além de outros locais como terrenos", comentou o secretário de Saúde, Alexandre Russo.
Outras cidades
A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realiza amanhã e no próximo sábado (20) um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Por meio de uma ação coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde/Divisão de Zoonoses foram convocados 111 agentes comunitários de saúde e de vetores para percorrer as casas, orientar a população e identificar possíveis focos do mosquito transmissor.
A partir das 9 horas da manhã deste sábado, os agentes se encontram na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Margarida (localizada na rua Jasmin, 31) e saem em direção à casa dos moradores para o trabalho de prevenção.