As obras de construção do Parque das Cidades, no Parque Santana, deverão ser iniciadas em abril. Isso porque a execução dos trabalhos depende da conclusão do processo licitatório, que está em andamento, para a contratação da empresa que será responsável pelos serviços. De acordo com o edital publicado ontem pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, 12 empresas participantes da licitação foram habilitadas para a próxima fase do certame e outras três foram inabilitadas. 
Ainda segundo a administração municipal, há, contudo, a possibilidade das concorrentes ingressarem com recursos, contestando a inabilitação e/ou contestando umas às outras. O prazo para que entrem com a ação é de cinco dias úteis, após a publicação do edital. Desta forma, o início das obras depende diretamente do transcorrer da licitação. "Caso as empresas ingressem efetivamente com recursos, o prazo para a abertura de envelopes com as propostas comerciais, será adiado e a previsão é que a licitação seja encerrada no mês de março. As obras, portanto, teriam início em abril", disse. 
Estrutura
O Parque da Cidade será o quinto parque municipal de Mogi das Cruzes e contará com uma área de 85 mil metros quadrados. A previsão é de que as obras sejam concluídas até dezembro deste ano. A estimativa de investimento é de R$ 12 milhões. O valor, no entanto, poderá ser alterado conforme os resultados da licitação.
O projeto assinado pelo arquiteto Ruy Othake prevê a criação de diversos espaços, espelho d'água cercado por coqueiros, teatro de arena, uma praça de integração entre crianças e idosos, com playground e Academia da Terceira Idade (ATI), bem como locais para prática de atividades físicas, como campo de futebol, pista de caminhada, ciclovia, quadras poliesportivas e de areia, entre outras estruturas. 
O novo espaço de lazer para os mogianos também contará com um bosque com espécies nativas da região do Alto Tietê e um jardim de flores, com variedades produzidas em Mogi das Cruzes.
Além disso, o projeto também prevê um grande estacionamento de veículos, que será implantado em parte da área do antigo clube Campestre.