O feriado prolongado e o clima quente impulsionam as pessoas a trocarem a cidade por dias de diversão na praia. Entretanto, é preciso ter paciência e disposição para chegar ao destino desejado, já que a possibilidade de permanecer horas parado no congestionamento é grande. Este é o caso dos motoristas que estão utilizando a rodovia Mogi-Bertioga sentido litoral paulista e enfrentando mais de duas horas de lentidão. Devido a esta situação, muitos desistem no meio do caminho
O policial militar Adriado Conrado, de 34 anos, foi um dos motoristas que não suportou o trânsito excessivamente lento e parou no acostamento da Mogi-Bertioga para decidir que rumo tomar. "Estamos há duas horas parados e, por conta disso, resolvemos voltar. Nós íamos descer para a praia e voltar hoje mesmo. Só que não está compensando. O plano agora, para não perder o dia, é de irmos para a casa de um parente", comentou o profissional, que estava acompanhado de familiares e amigos.
A doméstica Jane de Jesus, 45, que também estava com o carro estacionado no acostamento da rodovia, aguardava o retorno de seu marido para seguir viagem. Ela estava acompanhada de seus familiares. "Paramos no acostamento apenas para descansar um pouco. Estamos há mais de duas horas enfrentando o trânsito e, apesar disso, vamos prosseguir viagem. Voltamos para Mogi apenas amanhã", contou.
Animada para curtir a praia até o fim do Carnaval, a enfermeira Claudia Silva Dantas, 30, que viajava com os seus amigos, encontrava formas para se distrair no trânsito. "Já fizemos de tudo, desde cantar a jogar conversa fora. Estamos encontrando formas de evitar o estresse, já que congestionamento costuma ser algo cansativo demais. Só que no fim das contas compensa, porque vamos voltar apenas na quinta-feira de manhã. Espero que todos estes dias sejam deliciosos", comemorou.
Trânsito
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), cerca de 88.886 veículos são esperados apenas na Mogi-Bertioga durante o feriado prolongado. Ainda segundo o DER, haverá reforços para atender ao aumento no movimento do tráfego. Mais de 1,3 milhão de automóveis devem seguir viagem e a expectativa é de que aproximadamente 644,8 mil veículos utilizem as vias de acesso ao litoral paulista, entre elas a Mogi-Bertioga.
Há previsão de tráfego intenso para hoje. A segunda-feira e manhã de terça-feira deverão ter movimentação normal pela Mogi-Bertioga. Já no retorno do Carnaval, na quarta-feira, a expectativa e de que haja movimento intenso das 7 às 23 horas.