A Prefeitura de Ferraz abriu licitação para compra de 80 coletes à prova de balas para a Guarda Civil Municipal (GCM), que atua armada no município. A expectativa é que o investimento seja de pouco mais de R$ 70 mil.
Segundo a administração municipal, a Guarda conta hoje com um efetivo de 97 profissionais, sendo que 19 estão atuando no Corpo de Bombeiros no momento. Todos os GCMs receberão o colete que visa oferecer mais segurança durante as ações de trabalho.
As empresas interessadas em participar da licitação devem apresentar suas propostas até o dia 9 de março, data em que será conhecida a vencedora do certame. O edital está disponível no site www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br.
Protesto
A GCM de Ferraz de Vasconcelos realizou um protesto há cerca de duas semanas no Paço Municipal pedindo melhores condições de trabalho e remuneração. Com a compra do itens de segurança, o efetivo deve ter parte de suas solicitações atendidas.
Itaquá
Em Itaquaquecetuba, a administração municipal também está adquirindo 71 coletes para a GCM. A estimativa de custo é de R$ 45 mil. Os itens deverão ser entregues em até 45 dias, a partir da assinatura do contrato entre a prefeitura e a empresa vencedora da licitação. Portanto, até o final deste semestre, a corporação já deve contar com mais esse equipamento de segurança.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, a GCM de Itaquá conta com um efetivo de 262 guardas, sendo 239 homens e 23 mulheres. Destes, apenas alguns profissionais atuam com armamento de fogo, porém, estes entraram com uma ação judicial, individualmente, para ter autorização. No entanto, a prefeitura informou que os processos para armar a Guarda Municipal ainda estão em fase de regularização por parte do Exército e da Polícia Federal.