A creche do Jardim Quaresmeira, em Suzano, será entregue na próxima segunda-feira. Pronta há mais de cinco meses, a unidade foi vistoriada ontem pela prefeita em exercício, Viviane Galvão (DEM), que reclamou de alguns itens da construção feita no modelo exigido pelo governo federal. No local serão atendidas 160 crianças.
Funcionários da Secretaria de Educação trabalhavam ontem na creche, que ainda precisa receber parte do mobiliário, além do playground. Em função das chuvas dos últimos dias, uma área gramada no pátio tinha água acumulada, assim como o tanque de areia que receberá o parque infantil.
"Precisa drenar essa água e jogar mais areia. Não podemos entregar a creche desse jeito, com o risco dessa água virar um foco de Aedes aegypti", ressaltou a prefeita em exercício, que estava acompanhada da secretária de Serviços Urbanos, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, e do presidente da Câmara, Denis Cláudio da Silva (DEM).
Histórico
O Dat esteve na obra da creche em outubro e na ocasião apurou que os trabalhos foram concluídos em setembro, mas o atraso no pagamento pelos serviços executados estaria impedindo a entrega do prédio.
A construção foi executada pela PS Engenharia. Em janeiro de 2014, a prefeitura divulgou que cobraria agilidade para sua conclusão. A expectativa era que a unidade fosse entregue em agosto de 2014.
A creche foi construída com recursos do programa PróInfância, desenvolvido pelo governo federal para construir, comprar equipamentos e mobiliar creches. O investimento repassado foi R$ 1,9 milhão. Todas as unidades que recebem recursos federais apresentam, além de salas de aula padrão e com acessibilidade, área administrativa, refeitório, sala de informática e pátio amplo para recreação.
UBS
Viviane também vistoriou na manhã de ontem as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Suzanópolis, que ficaram paralisadas por questões orçamentárias e foram retomadas recentemente. "Os trabalhos foram retomados com força total. No local está uma frente de trabalho com dez pessoas. Nossa expectativa é que a inauguração aconteça até junho", concluiu prefeita em exercício.