A Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes promove hoje, às 9 horas, a capacitação dos voluntários que atuarão como coordenadores das equipes responsáveis pelo mutirão contra o Aedes aegypti, que acontecerá amanhã. A ação dá continuidade a um amplo trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado para combater o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O treinamento será realizado no auditório da Secretaria de Saúde, que fica na rua Manuel de Oliveira, 30, no Mogilar.
O objetivo é capacitar os coordenadores de cada uma das dez equipes que atuarão no mutirão. Os locais que serão percorridos foram escolhidos de acordo com o levantamento preliminar da Avaliação de Densidade Larvária (ADL): Vila Natal, Mogi Moderno, Jardim Camila, Centro, Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Aeroporto III, Jardim Santos Dumont, Botujuru e Jardim Novo Horizonte/Piatã/Jardim Margarida. A ADL indica as áreas de maior infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade. 
Assim como ocorreu no final do ano passado, os voluntários irão bater de porta em porta para fazer a orientação sobre as medidas de combate ao mosquito, com apoio de material informativo. Em pontos mais críticos, onde a ação será realizada pela equipe do Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses (antigo Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue).