Justiça
Mogi das Cruzes é a 12ª cidade a receber o processo eletrônico no Fórum Trabalhista, que funciona no Centro Cívico. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região implantará o Processo Judicial Eletrônico (PJE) em meio às críticas, inclusive de advogados da cidade, como o presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Inocêncio, sobre a greve dos servidores da Justiça do Trabalho que tem emperrado o julgamento de ações e deixando inúmeros trabalhadores à espera de uma definição sobre o seu caso.
Volume de processos
Em 2014, as três varas trabalhistas de Mogi receberam, no total,13.464 novas ações, sendo indústria, serviços, comunicação, comércio e transporte as áreas mais demandadas. Neste período, os cinco direitos mais pleiteados pelos trabalhadores foram: férias proporcionais, 13° proporcional, aviso-prévio, adicionais de hora extra e multa de 40% do FGTS.
Presidente do TRT
A cerimônia oficial de inauguração ocorrerá às 14h30, no fórum trabalhista na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 149, no Centro Cívico. Participam do evento a desembargadora-presidente do TRT-2, Silvia Devonald, magistrados, advogados, procuradores e servidores, além do público em geral.
Online
Com a inauguração, todas as novas ações (desde propositura até a extinção) correm pela Internet, o que evita gastos com papel e elimina deslocamentos desnecessários até o fórum.
Já implantados
Em 2015, o TRT da 2ª Região levou o Processo Judicial Eletrônico aos municípios de Caieiras, Embu, Itapecerica da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Ribeirão Pires, Poá, Osasco, Praia Grande, São Vicente, Santo André e Guarujá. Os próximos locais a serem integrados ao sistema são Santos, Barueri e Jandira, ainda neste ano.
Exemplo
Mais de 800 pessoas passaram pelo estande da Polícia Militar montado na Expoá 2015, tradicional festa da cidade de Poá, que conta com exposições de orquídeas e plantas ornamentais.
1ª vez
Pela primeira vez, a Polícia Militar do 32º Batalhão da PM - 2ª Cia - participou da festa com o objetivo de aproximar a comunidade da corporação. O estande contou com o apoio da Polícia Ambiental, Canil e Proerd. Até autoridades foram ao local como o prefeito Marcos Borges (PPS) que colocou o uniforme da Força Tática e posou para fotos, além das crianças e famílias que puderam interagir com os policiais. Exemplo a ser seguido.