Diante dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingem o município, o vereador e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara de Suzano, Walmir Pinto (PT), protocolou na tarde de ontem dois projetos de leis que concedem isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e auxílio financeiro às famílias atingidas pelas enchentes.
Como o Legislativo está em recesso, a sugestão do parlamentar é que seja convocada uma sessão extraordinária para aprovação e implementação em caráter de urgência de tais projetos, tendo em vista a gravidade do problema e relevância dos documentos apresentados.
Além das proposituras, Walmir Pinto mencionou outras reivindicações que haviam sido feitas por ele anteriormente, diante da proximidade do período de chuvas, mas que nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes.
Entre elas está o cronograma de ações imediatas de limpeza e desobstrução de rios, córregos, cursos de água e bocas-de-lobo, solicitadas pelo parlamentar em requerimento no dia 19 de outubro de 2015.
Por meio da Comissão de Acompanhamento das Obras do Rodoanel, que presidiu em 2015, o vereador também apontou diversas necessidades e cobrou a intervenção imediata do governo do Estado de São Paulo na execução das compensações das obras do anel viário. A solicitação tinha o intuito de equacionar os problemas de enchentes gerados a partir das obras. O Ministério Público também foi acionado a respeito, assim como a administração municipal, a SPMar - concessionária que administra as obras do Rodoanel - e demais autoridades.
Na manhã de ontem, Walmir Pinto ainda encaminhou um ofício ao chefe do Executivo propondo que seja instituído pelo município um Plano de Ações de Emergências de combate às enchentes e mitigação dos danos causados, com a criação de um gabinete integrado envolvendo diversos órgãos, como a Defesa Civil, gabinete do prefeito, Secretaria Municipal de Defesa Civil e Social, Secretaria Municipal de Assuntos Urbanos, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde, entre outras.