O vereador Walmir Pinto (PT) encaminhou denúncia ao Ministério Público (MP) na qual defende que a Prefeitura de Suzano está sendo omissa em relação aos danos que algumas famílias vêm sofrendo com as fortes chuvas.
No documento, o petista reivindica medidas para que o município indenize as famílias e comerciantes penalizados com as enchentes, solicita que seja apresentado um cronograma emergencial da administração para combate às inundações e ainda que sejam identificados os agentes públicos responsáveis.
"Como se referem a áreas que historicamente sofrem com enchentes e levando-se em conta que havíamos solicitado à  prefeitura diversas vezes a limpeza de rios e córregos, não podemos aceitar como desculpa que se trata de uma ação da natureza sobre a qual a administração municipal não tem responsabilidades. Nada nos foi informado a respeito, o que confirma que houve omissão por parte do Poder Público", disse.
Além de cobrar várias providências diante da proximidade do período de chuvas, como a limpeza e desobstrução de rios, córregos, cursos de água e bocas-de-lobo, cujo requerimento foi protocolado no dia 19 de outubro do ano passado, o parlamentar também apontou uma série de demandas por meio da Comissão de Acompanhamento das Obras do Rodoanel, que presidiu em 2015.
Como resultado final, o grupo apontou a necessidade de compensações emergenciais por parte do governo do Estado por meio dos órgãos competentes no sentido de equacionar os impactos negativos causados pela obra.