Vinte e sete unidades de saúde de Suzano terão uma programação especial no "Janeiro Amarelo", mês alusivo ao período em que se deve redobrar os cuidados e eliminar qualquer risco do criadouro do mosquito Aedes aegypti. Uma grande mobilização está sendo realizada em toda a cidade para combater a doença que pode transmitir a dengue, o zika vírus e a chikungunya.
Para simbolizar a campanha que envolve não só o Poder Público, mas toda a comunidade, a Prefeitura de Suzano fará no dia 29 de janeiro uma ação em todos os bairros no entorno das unidades de saúde com o intuito de mobilizar os moradores no combate ao mosquito. "Nossa intenção é orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados. Queremos mobilizar todo o município, incentivando inclusive a permanência desses hábitos preventivos para todo o ano, uma vez que o combate é intensificado até o mês de julho, período esse de maior volume de casos", lembrou o diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Aguiar.
Para reforçar o trabalho de combate ao vetor do mosquito transmissor, a Secretaria de Saúde reuniu na tarde de ontem, no Auditório Orlando Digenova, mais de cem agentes comunitários de saúde para passar a metodologia de trabalho para os profissionais que atuam diariamente de casa em casa. "O agente comunitário de saúde é peça fundamental nas estratégias para combater a dengue e por isso temos mais esse reforço integrado com a comunidade para prevenir a doença", argumentou o secretário Romero Lima.