Em menos de três dias de funcionamento, a Praça da Liberdade, em Jundiapeba, sofreu atos de vandalismo. As plantas que enfeitavam o espaço foram pisoteadas e a lama tomou conta do gramado. Recém-inaugurada, a Praça da Liberdade é a mais recente vítima de vândalos em Mogi das Cruzes. Dos dois gira-giras, que foram instalados no lugar, apenas a estrutura de sustentação ficou em pé. Os brinquedos foram retirados pelos moradores para preservá-los de danos. Na manhã de ontem, crianças se divertiam no espaço, mas com menos opções para as brincadeiras de férias.
Com um investimento de R$ 699.531,58, a Praça da Liberdade foi inaugurada na sexta-feira passada pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), com a promessa de que o espaço seria a principal área de lazer do distrito. No entanto, a estrutura criada não permaneceu nem três dias intacta.
Na manhã da segunda-feira, era possível encontrar muito lixo espalhado pela praça, inclusive garrafas de bebidas alcoólicas jogadas no gramado. As redes da trave do gol da quadra de futsal foram levadas e a rede de um dos aros da tabela de basquete também desapareceu.
O aposentado Fernando Caldas da Silva, de 68 anos, vive há 45 anos no local e criticou a depredação do espaço. "Esta praça ficou muito boa, foi um bom trabalho do prefeito. É uma judiação que ela já tenha sido vandalizada. As pessoas precisam respeitar. Era bom colocar um guarda para evitar que voltem a quebrar os brinquedos", ressaltou.
A Prefeitura de Mogi informou que equipes das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Obras e Serviços Urbanos estiveram ontem na Praça da Liberdade, para fazer um levantamento de itens que foram danificados ao longo do final de semana. "Em virtude da ação de um grupo específico, o equipamento sofreu avarias na quadra poliesportiva, playground e paisagismo. Na quadra poliesportiva foram subtraídas a rede de um dos gols, de uma das cestas de basquete, bem como a rede de vôlei. Já no playground, os dois gira-giras foram retirados pelos próprios moradores, já que estariam sendo usados de forma irregular. Os equipamentos foram devolvidos e recolocados já nesta segunda-feira", disse.
A administração municipal afirmou ainda que "os trabalhos de recolha do lixo e limpeza já foram executados, na segunda-feira, por equipes das administrações regionais. A reposição dos equipamentos do playground e da quadra poliesportiva também será feita dentro dos próximos dias, conforme a disponibilidade de estoque e aquisição do que for necessário", ressaltou.